História


O Instituto IDEIAS é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), entidade privada e sem fins lucrativos. Fundada em 29 de maio de 2001, a instituição é formada por profissionais que atuam junto ao serviço público por mais de 20 anos, desenvolvendo atividades ligadas às áreas social, urbanística e ambiental.

Acreditando que os aspectos sociais, urbanísticos, ambientais e econômicos são co-relacionados e que é preciso atuar em conjunto para solucionar os problemas, o Instituto Ideias passou a desenvolver pesquisas, projetos e desenhar cenários sobre questões socioambientais no Espírito Santo.

A partir de 2004, a entidade ampliou suas atividades, por meio de parcerias com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Secretaria de Estado para Assuntos do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (SEAMA), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), a Secretaria Transportes e Obras Públicas do estado do Espírito Santo (SETOP), a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (FAPES), a EDP Escelsa, a Vale, entre outras.

Hoje, o Instituto IDEIAS funciona com escritórios instalados na Praia do Suá. Com uma equipe formada por coordenadores, gerentes de projetos, técnicos da área social, grupo de campo e estagiários. A entidade desenvolve trabalhos de articulação e promoção de ações como pesquisas, estudos, projetos sociais, ambientais, de responsabilidade social para empresas e promoção de eventos relacionados às atividades desenvolvidas.