Deslocamento Involuntário

Deslocamento Involuntário

Destaque II, Noticias0 comments

O Instituto IDEIAS tem como um de seus focos de atuação o deslocamento involuntário.O objetivo é solucionar problemas de famílias impactadas por grandes empreendimentos, atuando junto ao governo e ao setor privado na elaboração, execução e monitoramento de alternativas para a remoção,reassentamento e desapropriação de famílias. Os projetos incluem também suporte social, jurídico e de assessoria imobiliária.

Além disso, realizamos a elaboração de Planos de Reassentamento para população atingida por empreendimentos constando da execução das modalidades de atendimento, pré-definidas, e das famílias afetadas das ações de comunicação e engajamento, das negociações com as famílias, dos procedimentos de pagamentos às modalidades de atendimento;das acompanhamento social às famílias; e das ações de restauração dos meios de subsistência.

Nossos profissionais também realizam a elaboração de Baseline Socioeconômico das famílias, com base nos cadastros socioeconômicos, nos inventários de bens e de culturas aferidos e serviços especializados para adequação de processos de empreendimentos ao Padrão de Desempenho da IFC, incluindo: Foco na Elaboração de Framework para empresas que contraem empréstimos junto ao Banco Mundial e necessitam adequar os seus processos as Normas do Padrão de Desempenho sobre Sustentabilidade Socioambiental da IFC, Coorporação.

A IFC é membro do Grupo Banco Mundial, e a maior instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento.

Deixe uma resposta