Evento internacional em Vitória discute destino de resíduos sólidos

Evento internacional em Vitória discute destino de resíduos sólidos

Direto da mídia0 comments

Gazeta Online

Publicado em 03 de agosto, às 16h42

O VII Seminário Nacional e o VI Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos serão realizados em Vitória. Os dois eventos vão reunir especialistas brasileiros e internacionais, além de empresários, ambientalistas e gestores de vários Estados do país.

O adido científico da Embaixada Italiana no Brasil, Roberto Spandre, virá ao Espírito Santo para conhecer os projetos capixabas nas áreas de saneamento e reaproveitamento de lixo. Além dele, também participam dos eventos, Carlos Martins, administrador da Empresa Geral de Fomento (EGF) de Portugal, e profissionais da empresa italiana Ecomacchine. Da França virá Gerard Briane, presidente da empresa Briane Environnement, referência na coleta, tratamento, recuperação e reciclagem de vidro em seu País.

Com o tema “Impactos do Novo Marco Legal e as Novas Tecnologias para a solução de Resíduos”, a realização dos eventos é do Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Socioambientais (Instituto Ideias), em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES).

Reaproveitamento de lixo

Ao todo, 15 painéis irão destacar os decretos regulamentadores, resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e a Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei 9.264), tendo como objetivo debater a situação dos resíduos sólidos de acordo com a perspectiva nacional e internacional.

O Estado do Espírito Santo vem debatendo a questão dos resíduos sólidos por meio do Comitê Gestor, criado em 2006 e regulamentado em 2009, e por meio do Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis, resultado de parceria entre o Iema, o Instituto Ideias e o Sebrae.

Estarão presentes à solenidade de abertura, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Silvano Silvério; o secretário de Estado do Meio Ambiente, Paulo Ruy Valim Carnelli, o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Eletro-eletrônicos (Aninee), André Luiz Saraiva; e o diretor da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Roberto Vieira da Silva.

As inscrições para o seminário e o workshop podem ser realizadas no site www.institutoideias.com.br/seminario2011. O valor arrecadado com as inscrições será doado para uma instituição de caridade capixaba. (com informações do governo do Estado)

Serviço
VII Seminário Nacional e VI Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Data: quinta-feira (04) e sexta-feira (05)
Local: Hotel Golden Tulip. Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 635, Enseada do Suá, Vitória – ES.
Horário: 8h30 às 18hs.
Inscrições: www.institutoideias.com.br/seminario2011

Deixe uma resposta