Ecoideias inaugura sistema de fitodepuração em embaixada italiana

Ecoideias inaugura sistema de fitodepuração em embaixada italiana

Direto do IDEIAS0 comments

A Embaixada italiana no Brasil quer dar um exemplo de economia verde na Rio+20. Sua iniciativa Embaixada Verde, que tem o objetivo de torná-la autossustentável em água e energia, já tem resultados significativos.

O projeto “Embaixada Verde” foi concebido há dois anos, como uma contribuição do embaixador italiano no Brasil, Gherardo La Francesca.  Recentemente, foi implantado um sistema de fitodepuração de águas residuais do edifício, realizado pela Ecoideias, uma parceria entre várias empresas italianas (Ecomacchine, Texep, CMO, Edilbras) e pelo Instituto IDEIAS.

A implantação do sistema de depuração se apresenta como um jardim de aspecto esteticamente agradável, que não emite nenhum odor proveniente das águas residuais recicladas. Após a filtração e a depuração, as águas já utilizadas se transformam em água potável. Dessa forma, a embaixada não será mais ligada à rede de esgotos de Brasília, e possui a perspectiva de desconto de cerca de 50% da conta de água.

O sistema será apresentado na Conferência em Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro. A Embaixada italiana pretende mostrar como a economia verde pode trazer benefícios ambientais e econômicos e ser a solução para situações de crise.

Fonte: UOL Notícias, Planeta Sustentável

 

 

Deixe uma resposta