GRUPO IDEIAS lança Projeto Alimentando o Conhecimento

GRUPO IDEIAS lança Projeto Alimentando o Conhecimento

Direto do IDEIAS0 comments

O capixaba vai poder doar ou retirar livros, gratuitamente, em uma ação inédita no Espírito Santo. Foram lançadas na capital, neste sábado, dia 13 de setembro, as “geladeirotecas” do projeto “Alimentando o Conhecimento”, uma proposta do Grupo IDEIAS – Sustentabilidade em Negócios.

A ação, que fez parte da programação do Viradão Cultural de Vitória 2014, consiste em transformar geladeiras em desuso em estantes com livros, onde os leitores poderão acessá-las sem controle de terceiros, levar as obras para ler e, sobretudo, doar publicações.

A iniciativa aconteceu, a princípio, no Parque Moscoso, Centro, e também no Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras. A ideia é ampliar o projeto para outras regiões da Grande Vitória.

Os livros que serão disponibilizados foram arrecadados pela equipe de voluntários do Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sociais, do Grupo IDEIAS e teve o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Municipal de Cultural (Semc) e da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

“O objetivo é incentivar a leitura e estimular o cidadão à prática do compartilhamento de conhecimentos. A sugestão é que, ao retirar um livro, a pessoa deixe outro no local. Para isso, será colado um pequeno anúncio nas geladeirotecas: Leia um livro, solte a mente, deixe outro, me alimente”, afirma a presidente do Grupo IDEIAS, Tereza Romero. As geladeirotecas buscam também fomentar a reciclagem, a reutilização e a redução de materiais descartados no meio ambiente.

O projeto nasceu em abril de 2014, mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro. Para marcar a data, foi realizada uma campanha, na qual colaboradores do Grupo IDEIAS foram convidados a doar livros para uma troca coletiva. A mobilização resultou em 350 unidades recolhidas. Após o processo de troca, foram contabilizados 237 livros remanescentes, os quais foram disponibilizados a partir deste sábado nas geladeirotecas.


 

Deixe uma resposta