IDEIAS participa de reunião de orientação para Conferência Nacional de Meio Ambiente

IDEIAS participa de reunião de orientação para Conferência Nacional de Meio Ambiente

Direto do IDEIAS0 comments

Nos dias 16 e 17 de abril, nossa diretora presidente Tereza Romero e dois técnicos do IEMA, participaram da reunião de orientação da Conferência Nacional de Meio Ambiente na sede do IBAMA, em Brasília.

Representando a sociedade civil, Tereza e representantes de outros Estados receberam as orientações para a realização das conferências municipais e estadual que devem acontecer para que a Conferência Nacional seja realizada em outubro deste ano.

Será a quarta edição da Conferência Nacional do Meio Ambiente, com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A meta é qualificar poder público, setor privado, sociedade civil organizada, cooperativas de catadores e cidadãos em geral no grande esforço nacional para reduzir a geração dos resíduos sólidos, assumir responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável e lançar um novo olhar sobre os resíduos sólidos, reconhecendo-os como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor da cidadania.

Além disso, esta edição traz duas novidades: as conferências livres e a conferência virtual. Essas duas novas modalidades de participação configuram um processo que avança em relação às três conferências anteriores, estabelecendo um espaço para que toda a população interessada discuta e contribua para o tema dos Resíduos Sólidos.

A 4ª CNMA começa nos municípios, que podem se reunir isoladamente ou em conjunto, quando há discussões e debates e são definidas ações prioritárias e responsabilidades. São também eleitos os delegados para a etapa estadual. Segundo o Regimento Interno aprovado pela Comissão Organizadora Nacional, o período para realização das Conferências Municipais/ Regionais é de 01 de abril até 30 dias antes da data de realização da Conferência Estadual correspondente.

Na etapa estadual são discutidas as ações prioritárias e responsabilidades enviadas por todas as conferências municipais/ regionais do estado e são eleitos os delegados para a Etapa Nacional, que acontecerá em Brasília, de 24 a 27 de outubro de 2013. O período para a realização das Conferências Estaduais e Distrital é de 01 de julho a 10 de setembro de 2013.

Convocada pela Portaria MMA nº 185, de 04 de junho de 2012, a 4ª CNMA vai centrar a discussão da Política Nacional de Resíduos Sólidos em quatro eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda, Educação Ambiental.

 

Deixe uma resposta