Workshop: Promoção de Negócios Ambientais no Setor de Mármore e Granito

Workshop: Promoção de Negócios Ambientais no Setor de Mármore e Granito

Direto do IDEIAS0 comments

Uma nova abordagem no setor de rochas ornamentais está sendo trabalhada no Espírito Santo: o conceito de Ecologia Industrial. Esta abordagem tem como objetivo principal promover a sinergia entre diferentes atividades produtivas aliadas com benefícios ambientais e econômicos. A relação entre a indústria e o meio ambiente vem sendo desenvolvida nos países industrializados e está sendo bem sucedida porque introduz todas as soluções advindas do processo produtivo, seja em termos de resíduos gerados ou de eficiência tecnológica, numa mesma localidade de forma simbiótica. Na abordagem brasileira do conceito de ecologia industrial, geralmente se inclui a relação de mercado de demanda e oferta, através de informações logísticas e mercadológicas no qual o resíduo é considerado uma nova oportunidade de negócio.

Neste contexto, o Instituto IDEIAS, com o apoio da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (ADERES/SEDES) e SEBRAE/ES, realizou uma pesquisa pioneira no cenário nacional e na América Latina, tratando de entender esta relação de ecologia industrial através da Pesquisa de Demanda de Bens e Serviços Ambientais no Setor de Rochas Ornamentais. Esta pesquisa faz parte do Plano de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima, iniciado em 2009 em parceria entre Governo do Estado do Espírito Santo, SEBRAE, Instituto IDEIAS, Governo Federal e Comissão Econômica para a América Latina e Caribe-CEPAL.

Os resultados deste estudo e essa nova abordagem será tema do Workshop: Promoção de Negócios Ambientais no Setor de Mármore e Granito, que será realizado na 32ª CACHOEIRO STONE FAIR 2011, no dia 25 de agosto, das 16 às 18 horas. O evento conta com o apoio da Milanez&Milaneze. O workshop irá mostrar o perfil do setor de rochas ornamentais do ponto de vista de eficiência tecnológica e como um problema ambiental pode ser transformado em uma nova oportunidade de negócio, e desta forma, contribuir com a economia verde e a sustentabilidade da região.

Detalhes do evento:

Workshop: Promoção de Negócios Ambientais no Setor de Mármore e Granito

Local: 32ª CACHOEIRO STONE FAIR 2011 (23 à 26 de agosto de 2011 – 13 às 20 horas)

Data: 25 de agosto de 2011 / Horário: 16 às 18 horas.

Tema das Palestras: Resultados Quantitativos e Qualitativas da Pesquisa de demanda de bens e serviços ambientais no setor de rochas ornamentais no ES; Novas oportunidades de negócios ambientais – fomentando a Ecologia Industrial.

Outras informações à Imprensa: Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sociais – IDEIAS

Assessoria de Comunicação. Tel: (27) 3324-3983 / institutoideias@institutoideias.com.br

Deixe uma resposta