IDEIAS realiza diagnóstico socioterritorial no interior de São Paulo

Noticias0 comentários

A equipe social do IDEIAS implementou um projeto que envolve a gestão social de famílias que ocuparam irregularmente área particulares e a realização de diagnóstico socioterritorial de um acampamento rural no município de Cerqueira César, estado de São Paulo.

A ação envolveu duas frentes de trabalho, a primeira tinha como objetivo identificar e cadastrar as famílias que estavam ocupando irregularmente uma área particular arrendada e negociar acordos para que a área seja desocupada. A segunda frente envolveu o cadastramento e identificação das famílias residentes em acampamento rural ligado a movimentos sociais que ocupam faixa de servidão férrea pertencente à União.

A atuação social foi executa tendo como base as diretrizes internacionais relacionadas aos processos de engajamento social e realização de consultas participativas. A equipe realizou o cadastro socioeconômico das famílias que foram identificadas e o cadastro físico dos imóveis instalados na área, além da realização do diagnóstico socioterritorial. Por fim, foi realizada uma conscientização sobre os riscos de promover ocupações irregulares e invasões de propriedades privadas junto aos moradores locais.

O Gerenciamento de impactos sociais e Remoção e Reassentamento de famílias é um dos focos de atuação da empresa, que também atua no Desenvolvimento Sustentável Local, Gestão e engajamento de stakeholders, Pesquisas e Análises Socioeconômicas.

 

Lideranças do Subúrbio de Salvador participam de reunião para Plano de Comunicação

Noticias0 comentários

O IDEIAS participou no último dia 07, de uma reunião com algumas lideranças comunitárias do Subúrbio de Salvador, para a construção do Plano de Ação de Comunicação Social para a realização de uma atividade especifica nos bairros Santa Luzia e Lobato.

Além da Coordenadora Social do IDEIAS, Iara Marcelino, participaram representantes da Skyrail Bahia, empresa responsável pela implantação e operação do VLT. “A construção de um plano de ação em conjunto com as lideranças comunitárias, facilita a realização da atividade em campo, além de permitir que esses stakeholders se sintam ainda mais inseridos no processo e nas decisões. Além disso, as lideranças comunitárias podem auxiliar nas abordagens junto aos moradores, aumentando assim o poder de sensibilização e convencimento de todo o time”, ressaltou Iara.

O Plano faz parte do projeto de implantação do VLT do Subúrbio de Salvador.

 

IDEIAS PROMOVE TREINAMENTOS SEMANAIS PARA COLABORADORES

Noticias0 comentários

Ciente da importância de manter seus colaboradores em constante atualização, o IDEIAS realiza treinamentos semanais com as equipes. Além disso, a empresa incentiva seus funcionários a discutir novas formas de atuação contribuindo fortemente na construção de uma sociedade mais respeitosa e consciente de seu papel.

Entre os temas abordados estão a importância dos stakeholders, atendimento ao público, liderança, regras de convivência, conscientização ambiental entre outros.

Os treinamentos ocorrem em sua maior parte, de forma virtual. Os colaboradores também participam semanalmente do DDS, Diálogo Diário de Segurança, tendo como objetivo expor os riscos presentes no ambiente de trabalho, bem como apresentar todas as medidas preventivas atreladas a eles.

 

BENEFICIÁRIOS DE PRMS PARTICIPAM DE CONSULTORIA AGRÍCOLA EM SERGIPE

Noticias0 comentários

O Ideias realizou na última semana mais uma etapa da consultoria de apoio à produção agrícola do PRMS – Programa de Recuperação dos Meios de Subsistência, em Barra dos Coqueiros, Aracaju.

Ao longo de toda semana os beneficiários do Residencial Cajueiro receberam orientações do engenheiro agrônomo, Marcos Moulin, que resultaram em duas ações coletivas: treinamento para manejo do solo, adubação, controle de pragas e montagem do kit de irrigação.

Esta primeira etapa da consultoria teve início em outubro de 2021 e resultará em uma feira de produtos biológicos, frutos dos primeiros resultados da consultoria de “apoio à produção agrícola”.

 

SKYRAIL FINALIZA ETAPA DE DEMOLIÇÕES DO PROJETO DO VLT

Noticias0 comentários

A Skyrail Bahia concluiu a etapa de demolição das estruturas das nove (9) estações do antigo trem do subúrbio. A atividade, necessária para o avanço da implantação do VLT do Subúrbio, foi finalizada e preservou bens tombados, como a “casa amarela” da estação de Periperi.

Todos os trabalhos – que incluíram a remoção de estruturas como plataformas de embarque e passarelas das antigas estações – foram concluídos em pouco mais de um mês.

Toda a atividade contou com comunicação prévia e diálogo constante entre os representantes da Skyrail Bahia e as comunidades, apoiados pelas equipes sociais a serviço do projeto.

Fonte: Site da Skyrail Bahia

* A equipe social do Ideias é responsável por realizar a comunicação das demolições bem como dar suporte e acompanhamento à população durante todo esse processo. Na foto, nossas colaboradoras Renata e Helaine

Página 1 de 4412345102030...Última »