Colaboradores participam de treinamento com diretrizes de Instituição Internacional

Colaboradores participam de treinamento com diretrizes de Instituição Internacional

Noticias0 comments

Na última semana, os colaboradores do Ideias participaram de um treinamento sobre os Requisitos e Boas Práticas Internacionais relacionados com o processo de Aquisição de Terras e Reassentamento Involuntário.

As orientações seguem as diretrizes da IFC, a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento. A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, promove o desenvolvimento econômico e a melhoria da vida das pessoas ao estimular o crescimento do setor privado nesses países.

O treinamento aconteceu de forma online e foi ministrado pelo Consultor Socioambiental Daniel Mascarenhas.

O  Padrão de Desempenho 5 reconhece que a aquisição de terras relacionadas a um projeto e as restrições a seu uso podem ter impactos adversos sobre as comunidades e as pessoas que usam essa terra. O Reassentamento Involuntário refere-se tanto ao deslocamento físico quanto ao econômico, perda de bens ou de acesso à bens ocasionando perda de fontes de renda e outros meios de subsistência.

O IDEIAS tem como um de seus focos de atuação o deslocamento involuntário. O objetivo é solucionar problemas de famílias impactadas por grandes empreendimentos, atuando junto ao governo e ao setor privado na elaboração, execução e monitoramento de alternativas para a remoção, reassentamento e desapropriação de famílias. Os projetos incluem também suporte social, jurídico e de assessoria imobiliária.

 

Deixe uma resposta