IDEIAS realiza diagnóstico socioterritorial no interior de São Paulo

IDEIAS realiza diagnóstico socioterritorial no interior de São Paulo

Noticias0 comments

A equipe social do IDEIAS implementou um projeto que envolve a gestão social de famílias que ocuparam irregularmente área particulares e a realização de diagnóstico socioterritorial de um acampamento rural no município de Cerqueira César, estado de São Paulo.

A ação envolveu duas frentes de trabalho, a primeira tinha como objetivo identificar e cadastrar as famílias que estavam ocupando irregularmente uma área particular arrendada e negociar acordos para que a área seja desocupada. A segunda frente envolveu o cadastramento e identificação das famílias residentes em acampamento rural ligado a movimentos sociais que ocupam faixa de servidão férrea pertencente à União.

A atuação social foi executa tendo como base as diretrizes internacionais relacionadas aos processos de engajamento social e realização de consultas participativas. A equipe realizou o cadastro socioeconômico das famílias que foram identificadas e o cadastro físico dos imóveis instalados na área, além da realização do diagnóstico socioterritorial. Por fim, foi realizada uma conscientização sobre os riscos de promover ocupações irregulares e invasões de propriedades privadas junto aos moradores locais.

O Gerenciamento de impactos sociais e Remoção e Reassentamento de famílias é um dos focos de atuação da empresa, que também atua no Desenvolvimento Sustentável Local, Gestão e engajamento de stakeholders, Pesquisas e Análises Socioeconômicas.

 

Deixe uma resposta