Projeto Boa Energia nas Escolas

Projeto educacional da EDP que tem como objetivo principal promover a capacitação dos educadores da rede pública de ensino, para que eles possam disseminar aos seus alunos e toda comunidade escolar, como usar de forma segura e eficiente a energia elétrica. A metodologia utiliza o Caminhão da Boa Energia, um veículo transformado em misto de laboratório, sala de aula e área de diversão.

Programa Se Liga Na Rede – ligação à rede de esgoto

Programa da Companhia Espírito Santense de Saneamento – CESAN.Tendo em vista a obrigatoriedade das ligações de esgoto (Legislação Federal – Lei 11.445/2007 e Estadual – Lei 9096/2008), o Programa Se liga na rede promove a adesão às redes de esgoto nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Viana e Guarapari. As atividades a serem executadas pelo IDEIAS visam a ligação dos imóveis à rede de esgoto, mobilização comunitária, educação ambiental e inspeção das ligações de esgoto em regiões pré-definidas pela CESAN. Programa se liga na rede. Esgoto tratado evita doenças e preserva o meio ambiente.

Remoção, Reassentamento e Desapropriação de Famílias Impactadas por Grandes Empreendimentos

O Instituto Ideias acumula experiência em Projetos que tenham como objetivo solucionar problemas de famílias impactadas por grandes empreendimentos. Já atuou junto ao governo e ao setor privado na elaboração, execução e monitoramento de alternativas para a remoção, reassentamento e desapropriação de famílias. Os projetos incluem também suporte social, jurídico e de assessoria imobiliária. Nossos princípios incluem negociações justas que compensem adequadamente a população impactada pela perda de bens, a mitigação dos impactos sociais do empreendimento e a melhoria das condições socioeconômicas dos impactados.

Programa Se Liga na Rede – mobilização

Programa da Companhia Espírito Santense de Saneamento do Estado – CESAN. Prevê ações nos bairros como identificação e reunião com lideranças comunitárias, visita porta a porta levando informação sobre como fazer a ligação, palestras nas escolas, organização de visita às estações de tratamento de esgoto, cinema na comunidade.

Projeto Boa Energia na Comunidade

Projeto da EDP Escelsa, que, através de ações junto às comunidades de baixa renda, visa à substituição de geladeiras em péssimo estado de conservação por novos equipamentos com selo PROCEL, possibilitando assim a regularização dos beneficiados junto à EDP Escelsa e uma redução no consumo de energia. Além disso são realizadas pesquisas de campo, por meio de visita domiciliar e avaliação do estado de conservação das geladeiras, regularização e atualização de dados cadastrais. O programa envolve ações de mobilização, palestras educativas, eventos lúdicos, cartilhas informativas e atendimento local através de Unidade Veicular de Atendimento (U.V.A.).

Projeto Piloto para Elaboração de Diagnóstico e Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde para 10 Especialidades Médicas

Realizado em parceria com a Unimed Vitória junto a 13 (treze) consultórios de 10 (dez) especialidades médicas, o projeto teve por objetivo a elaboração de um diagnóstico da situação atual, identificando as formas de manuseio, segregação, armazenamento temporário, coleta e destinação final, visando identificar os gargalos e as potencialidades para fundamentar e adequar a gestão dos resíduos de serviços de saúde pela Unimed Vitória e o adequado gerenciamento dos resíduos gerados por parte dos cooperados.

Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis

Parceria com o IEMA, SEBRAE, BANDES, MARCA AMBIENTAL, IFES, FAPES, ECOCIÊNCIA. Objetivo: Visa transformar os problemas relacionados ao manejo inadequado dos resíduos sólidos em oportunidades de negócios. Abrangência estadual. Produtos: instalação do Comitê Gestor de Resíduos Sólidos do Espírito Santo; Articulação das instituições públicas e privadas; Planejamento Estratégico de oito subcomitês de resíduos sólidos. Coordenação da Elaboração da  Minuta de Lei da Política Estadual  de Resíduos Sólidos.

Programa Mobilidade Urbana

Parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. Objetivo: Gerenciamento Social das famílias afetadas pelas obras de ampliação do Sistema Viário da Região Metropolitana de Vitória, com acompanhamento as novas moradias, remoção e reassentamento de famílias e apoio jurídico a cerca de 1000 desapropriações e indenizações a serem efetivadas.

Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Região do entorno do Frade e da Freira

Realizado em 2005/2006, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, o projeto teve por objetivo o estudo de concepção para o desenvolvimento local da região do entorno do Parque Municipal do Frade e da Freira, municípios de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Rio Novo do Sul.

Análise Situacional da Cadeia Produtiva de Materiais Recicláveis na Grande Vitória

O Projeto teve por objetivo realizar levantamento quantitativo e qualitativo da Cadeia de Materiais Recicláveis na Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana): catadores, associações, empresas e indústrias.

Pesquisa Socioeconômica com ambulantes, quiosqueiros e artesãos da orla de Guarapari

Realizado em 2005, em parceria com a SEPES e ADERES teve por objetivo a pesquisa com quatro segmentos diferenciados de comerciantes que ocupam indevidamente a orla de Guarapari. Identificação do perfil socioeconômico, da forma de ocupação, das condições de trabalho, dos resultados financeiros dos negócios, das condições sanitárias e das expectativas quanto aos seus negócios.

Educação Ambiental nas Poligonais do Projeto Terra

Realizado em 2004, o Projeto teve por objetivo resgatar a cidadania e incentivar as comunidades a adotarem as intervenções urbanísticas advindas do projeto; minimizar os impactos causados pelo uso inadequado dos equipamentos públicos; motivar o cidadão a se comprometer com o cuidado ambiental e colaborar com a limpeza da cidade, bem como a preservação/ conservação das áreas protegidas pela legislação.

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Promoção de ações de Responsabilidade Ambiental para a empresa Luz e Força Santa Maria em Colatina com abrangência de 11 municípios do estado.

Plano de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima

Projeto em parceria com o SEBRAE, ADERES, BANDES, IMADESA, IJSN, CEPAL, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério do Meio Ambiente.
Objetivo: Fomentar e impulsionar o fortalecimento de um novo e promissor setor produtivo como suporte ao desenvolvimento sustentável do estado, criando ferramentas para dar a conhecer os produtos, tecnologias e serviços disponíveis aos consumidores e empresários. O objetivo principal do Plano é colaborar na geração de novos postos de trabalhos e novos negócios relacionados com o Mercado de Bens e Serviços Ambientais no Estado.